(12) 3663-4114 reservas@pousadabenevento.com.br

bird-2179663_960_720

Poucas coisas são tão agradáveis quanto observar a natureza e aproveitar lindas paisagens e o contato com essa “atmosfera” para renovar as energias e relaxar. Bem por isso, claro, muitas pessoas programam uma bela viagem assim que têm oportunidade de dar uma “escapadinha” do estresse diário de suas rotinas ou das grandes cidades.

Muitas vezes viajar para uma cidade de campo é a oportunidade ideal para ter contato com mais verde e natureza, embora esse não seja o único local em que dá para fazer isso.

E dentre as atividades que podem fazer parte dessa experiência e torná-la ainda mais especial está o chamado Birdwatching.

Ainda não sabe o que é?

Confira as dicas e benefícios dessa prática e descubra o que está perdendo:

O que é Birdwatching?

Popularmente consiste na arte literalmente de “assistir aos pássaros”, observá-los. Se essa é uma atividade a qual você nunca havia prestado muita atenção ou ainda se dedicado pouco, fique atento aos benefícios que ela pode trazer:

Relaxar

O primeiro benefício, sem dúvidas, está no relaxamento. Desconectar a mente dos mesmos assuntos fatigantes do dia a dia, observar o fluxo e funcionamento da natureza, contemplar a maneira como ela é complexa e se ajusta perfeitamente em seus delicados mecanismos.

Observar também sob perspectivas diferentes ambientes naturais sempre de muito verde, em contato também com as flores, já que elas também são exploradas pelas aves muitas vezes.

Além disso, desperta a curiosidade e auxilia a incentivar a “busca” (no sentido investigativo e de emoção, gerando também contentamento toda vez que uma experiência única nesse sentido se apresenta — um pássaro que você nunca viu, por exemplo, e que aguardava há tempos para ver!).

Aprender mais (pela observação)

Você é do tipo, por exemplo, que costuma achar que “pássaro ‘é tudo igual’?” Precisa rever seus conceitos.

Observar mais atentamente a variedade de aves também ajuda a ampliar nosso senso de responsabilidade inclusive sobre a preservação, o que nos ajuda a definir nosso papel, além de trazer mais (e uma nova) cultura, informação e experiência em geral.

O Birdwatching é, portanto, uma oportunidade de ter contato com algo que você nunca havia visto antes em sua vida e perceber o quanto elas são diferentes entre si (as aves).

Observar os hábitos delas é um excelente passatempo, sem contraindicações, e aumenta nossa consciência em relação às outras espécies e a nós mesmos, ajudando a compreender os ecossistemas em que vivemos, a reconhecer o espaço ao nosso redor de uma maneira diferente e a entender que devemos viver sempre em um equilíbrio.

Essa capacidade de observação, aliás, pode se refletir e ser válida em inúmeras outras áreas da vida. É algo que, em geral, ajuda a pessoa a se desenvolver.

Descobrir um novo gosto

Uma experiência nova pode não apenas ser pontual, mas também se transformar em um hobby.

Os benefícios de se ter um hobby, ainda mais um como o Birdwatching, que é acessível a todos, vão além e permitem preencher lacunas para o indivíduo.

Além do mais, é possível agregar outras experiências bacanas a essa, como a realização de um piquenique ou mesmo um desafio, como perceber se aquela região tem alguma espécie exclusiva, escolher seu “ponto de vista” (literalmente), a acomodação em que ficará, os itens que escolherá para levar (como binóculos e óculos de sol) e assim por diante.

Riquezas de Campos do Jordão para a prática

Falando nisso, por que Campos do Jordão é uma “boa pedida”?

Embora não esteja restrita a um local em si, há uma enorme riqueza de espécies na região, variando bastante em cores e características.

Fazem parte dela o chamado Saudade (Tijuca atra; Black-and-gold Cotinga), a Tovaca-de-rabo-vermelha (Chamaeza ruficauda; Rufous-tailed Antthrush), o “azulão” e o Trovoada (Drymophila ferruginea; Ferruginous Antbird). Há também tipos de pica-pau e tucano, como o de bico verde.

Além disso, a cidade tem matas bem conservadas, o que favorece a existência e “concentração” de espécies.

É, portanto, um local propício para a prática, além de haver aves migratórias que, dependendo da época do ano, você pode ter a “sorte” de ver (como acontece com as flores “de temporada”).

Você também pode observar o canto dos pássaros e se surpreender com a diversidade de sons.

Possibilidade de reunir excelentes recordações

Belas fotos, aproveitando para capturar momentos incríveis, também é um dos privilégios de praticar Birdwatching. Seus álbuns de viagem nunca mais serão os mesmos! Coloridos, com você sendo capaz captar muito mais a “essência do local” e tornar o conjunto de recordações único, podendo até fazer vídeos.

Sentir-se bem em meio ao “mínimo” e valorizar o que a natureza traz de mais bonito e simples pode ser uma oportunidade de tirar exemplos e refletir sobre uma nova cultura de viver e atribuir valor às coisas.

Isso traz também uma “conexão interna” muito boa, impossível, muitas vezes, de ser atingida em outros hobbies às vezes nem sempre ao alcance de todos.

E então, entendeu a importância de conhecer essa prática e também escolher o lugar ideal para isso? Conheça mais sobre a Pousada Benevento e esteja próximo aos melhores pontos para observar de perto essas belezas!