(12) 3663-4114 reservas@pousadabenevento.com.br

 

flores

Já imaginou um jardim de grama verdinha e podada, com cores, mini lago…?

Agora imagine vários em um só lugar!

Com um gramado bem cuidado, com desenhos e formas feitas no aparar, mesclando diferentes tons, de acordo também com o modo como o sol bate.  Essa é a apresentação de boa parte do Parque Amantikir, uma área formada por um conjunto de jardins, conhecida como “jardins que falam”.

Quem vem a Campos do Jordão tem a opção de ir ao Parque Amantikir ou Jardins de Amantikir, no Bairro Gavião Gonzaga, em um dos trechos da Rodovia Campos do Jordão/Eugenio Lefevre.

Mas quando as pessoas ouvem falar dele não imaginam a história por trás de sua origem.

Quer saber qual é?

Visitado por vários turistas diariamente, o Parque guarda a motivação de seu fundador em fazer um lugar encantador na cidade que tanta ama.

Descubra antes de ir.

Origem do parque e o “Doutor Garden”

O Parque iniciou suas atividades em 2007, quando foi criado, e teve como motivação o desejo de fazer um local diferente e inspirado em espaços dos Estados Unidos e Canadá. Ele foi fundado pelo engenheiro agrônomo Walter Vasconcellos, nascido na cidade, e que também é paisagista — o que talvez explique um pouco da forma como o visual do parque é “moldado”.

A vista é diferente de quase tudo por aqui, pois a inspiração paisagística veio de parques e jardins europeus, conhecidos por seu fundador.

Porém, mais do que estar ligado ao ideal de promover um espaço encantador, tal como muitas inspirações vistas lá fora, o parque tem influência da própria história de Walter.

Após 1988, Walter iniciou o desafio de implantar jardins projetados, iniciando também sua paixão pelo tema e tornando futuramente esse trabalho alvo de sua consultoria iniciada em 1993, tornando-se conhecido como Doutor Garden (ou “doutor jardim”).

Dessa forma, foi construído em um local que antes abrigou o Haras Serra Azul, que antes foi também de sua propriedade junto a Luciano Chuahy, onde se praticava a cultura de alfafa. Com o tempo, mais especificamente em 2006, o local foi alugado em um acordo para criação de parte do espaço.

Ao longo de sua história, o parque recebeu aportes financeiros e apoio, ampliou as atividades, tendo hoje dois sócios (Roberto Baumgart e Walter).

Contato com a natureza e infraestrutura 

Com 60 mil m²  de área e funcionando o ano todo, o parque conta com mais de 700 espécies de planta. Esse jardim botânico aberto ao público tem uma infraestrutura considerada muito boa, com acessibilidade, teatro e café. Além disso, a casa na árvore do local é um dos pontos que mais atraem turistas.

Como fica aberto todos os dias do ano, permite que os visitantes possam ver diferentes comportamentos de plantas e flores no decorrer das semanas ou meses, acompanhando mais de perto mudanças naturais na flora, que muitas vezes duram poucos dias.

E quem vai só para uma visita pontual pode dar a “sorte” de ver uma floração especial acontecendo justamente naqueles dias ou semanas.

Opções de lazer e curiosidades 

Em termos de turismo, o parque é considerado por muitos como a melhor opção de lazer em Campos do Jordão, sendo um grande atrativo para os viajantes e também para quem é interessado em botânica e em paisagismo.

A entrada tem ingressos a preços acessíveis, com denominações descritas em tupi. Saiba mais em www.parqueamantikir.com.br.

E aí, vai vir para Campos do Jordão e ver mais de perto essas atrações? Não se esqueça: na hora de se hospedar estamos te esperando! Vem pra BeneVento!

Fonte da imagem: www.parqueamantikir.com.br