(12) 3663-4114 reservas@pousadabenevento.com.br

 

Sports helmet on a green mountain bike in the Park among the trees. Concept protection during active and healthy lifestyle

Você já pode ter ouvido falar que Campos do Jordão é considerada a cidade perfeita para quem gosta de bicicleta, não é mesmo?!

De fato a cidade é ideal para a prática de ciclismo e atrai quem gosta de pedalar por diversos fatores, dentre eles a geografia que favorece a modalidade de mountain bike, além das lindas paisagens de serra que deixam o “passeio” e a vista ainda mais interessantes.

Mas os amantes ou admiradores de pedalada têm mais um motivo para vir para cá nesse segundo semestre: o L’Étape, que está programado para acontecer em setembro! Já sabe o que é e não quer perder o evento de competição ou ainda não conhece e quer dar uma olhada nessa incrível aventura que vai rolar por aqui?

Acompanhe nossas dicas e fique por dentro!

O que é o L´Étape?

O evento é baseado no chamado “Tour de France”, uma prova tradicional de ciclismo profissional que acontece na Europa, mais especificamente na França, por etapas. A essência é a de ciclismo de estrada, em percursos que permitam percorrer maiores distâncias com muita emoção.

A tradição do evento tem mais de um século.

No total, o tour costuma durar 22 dias no mês de julho e receber muita cobertura. Com isso, tem atraído desde sempre a atenção de ciclistas, atletas e amantes da prática ao redor do mundo, os quais normalmente tinham de viajar longas distâncias caso quisessem participar desse momento mais de perto.

Com toda essa repercussão, o evento inspirou organização de competição amadora em outros países.

O L´Étape Brasil, então, começou em 1993 tendo essa proposta e hoje reúne ciclistas amadores que queiram “simular” esse tipo de competição e viver um clima bem próximo do que é vivenciado no evento profissional em continente europeu.

Quem participa e quando acontece?

Atualmente o L´Étape Brasil está em sua 5ª edição e neste ano está programado para acontecer em Campos do Jordão!

O L´Étape du Tour pode ser disputado por ciclistas amadores de diferentes localidades.

A única exigência é que o ciclista tenha mais de 18 anos e que apresente um atestado médico de aptidão, já que, naturalmente, a prova requer esforço físico. O atestado deve ser emitido por médico cardiologista e não pode ter sido emitido há mais de um ano do dia da prova.

A largada acontece às 7h do dia 29 de setembro.

Considerado também uma excelente prática de lazer, embora traga inúmeros benefícios pela prática de esporte, o ciclismo reúne técnicas e habilidades específicas e movimenta emoções e muita adrenalina.

Vai disputar? Então fique atento às dicas:

Dicas para o L´Étape Brasil

  • Procure um local tranquilo para repousar. Estar com as energias em alta e as baterias “recarregadas” é essencial para um bom desempenho (Busque um local que de preferência atenda às suas necessidades ou se adapte aos horários em que precisar sair para competir ou treinar, por exemplo. Aproveite e conheça as vantagens da Pousada BeneVento para a turma do pedal).
  • Cheque se os itens de segurança de sua bike e também se os seus, como capacete, estão em boas condições e não esqueça de levá-los, se possível com itens reserva na bolsa.
  • Faça sua inscrição (https://www.letapebrasil.com.br/inscricao/) com antecedência. Lembrando que o atleta pode ter acesso à Pasta Party e kit específico, além de Jersey e Bretelle.
  • Procure um médico que possa te avaliar adequadamente antes da realização da prova.
  • Esteja no ponto de largada com pelo menos 1h de antecedência, a fim de garantir que tenha tempo de se preparar adequadamente, inclusive protegendo-se de imprevistos.

Além do mais, o evento pode ser ideal para fazer novas amizades, novos contatos profissionais no ramo de “pedalada”, trocar dicas e informações com outros participantes a respeito de assuntos atrativos para a área e demais eventos que possam ser de interesse geral de quem se dedica à prática esportiva.

Emoções do evento

Vale lembrar que quem estiver pela cidade durante os dias do tour pode dar “sorte” de ver uma parte do percurso ou assistir à “largada”, bastando que, se tiver maior interesse, procure maiores informações sobre horários ou pontos de encontro.

Embora não seja possível ficar nas estradas, é possível assistir aos ciclistas no momento do começo ou quando eventualmente passarem por outro ponto de conexão da cidade.

O percurso completo da competição prevê 107 km de pedalada, com possibilidade de trajeto mais curto de 66 km (confira os mapas), sendo boa parte realizada dentro das terras de domínio de Campos do Jordão.  

Outra dica é aproveitar o Village L´Étape Brasil, que reúne parceiros para vendas de serviços e produtos relacionados ao assunto do evento, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados.

Se quiser vir assistir ou correr, pode contar com a Pousada BeneVento para se hospedar! E não à toa por aqui a tradição continua: quem quiser aproveitar para acordar cedinho a fim de andar de bike ou ver manobras e a largada da competição pode usufruir de nosso delicioso café da manhã, preparado especialmente no horário que for preciso para que você não perca nenhuma oportunidade especial em sua estadia!

Cabe lembrar que a pousada oferece 15% de desconto sobre as diárias de ciclistas o ano todo!

E então, o que está esperando para programar sua estadia em setembro? Vem pra cá; vem pra BeneVento!